20 dezembro 2006

Onde está Papai Noel?


Estamos chegando a mais um rotineiro fim de ano, todas aquelas promessas de mudança, paz e prosperidade ficaram pra trás e o rastro que se pode ver é de frustração e ansiedade. No Natal passado você se encheu de esperança e vibrou com a possibilidade de realizar todos aqueles sonhos que também haviam ficado para trás no ano anterior - nada aconteceu. Tudo continua como estava e a cada ano suas esperanças vão ficando ofuscadas pela triste realidade de que a vida tem se tornado cada vez mais difícil.

No Natal passado você sonhou, sentiu aquele friozinho na barriga ao se aproximarem as festividades. Estava ansioso pela ceia, pois iria rever os familiares que a muito esperavam por sua visita, e você trabalhou o ano todo. Tudo que você mais queria era revê-los e com eles fazer suas novas resoluções de fim de ano. Tudo correu conforme o planejado até que o ano novo chegou e tudo mais uma vez foi esquecido, vencido pela rotina, deixado pra trás para dar lugar à triste realidade de que a vida tem se tornado cada vez mais difícil. Talvez esteja achando a frase repetitiva, mas, pare pra pensar! Não tem sido assim nossa vida ao longo dos anos? Cansativa, repetitiva, nenhuma daquelas resoluções, tudo acontecendo igualzinho como sempre...

Ah! Realmente aconteceram coisas incríveis e quase ia me esquecendo. O terror que o PCC causou à grande São Paulo, e houve também aquele recente e trágico acidente de avião onde morreram 155 pessoas que estavam se preparando para a ceia de Natal com seus familiares onde iriam fazer aquelas resoluções de fim de ano, lembra? É, aconteceram coisas inesperadas este ano: mortes, corrupção, escândalos. Neste momento, você que mora na capital paulista ou em Minas, pode estar, ainda, se lamentando pelos prejuízos causados por um “dilúvio” que atingiu de cheio sua velha rotina, ilhando você e outros milhares de paulistanos e mineiros dentro de suas próprias casas, ou mesmo carros. Por este presente de Natal você não esperava, não é mesmo?

Você sabe bem que no Natal as pessoas fazem festas, jantam com a família, viajam e se presenteiam umas às outras. Muitos armam aqueles enormes pinheiros e os enchem de enfeites vermelhos ou dourados, com lâmpadas pequeninas que iluminam a sala de estar. Geralmente deve haver aquela figura lendária do Natal – o Papai Noel. É, sem ele o Natal fica sem graça, não é? Ele está vestido com roupas vermelhas, um gorro. Ele mora no Pólo Norte e vem todo fim de ano alegrar o Natal de milhões de pessoas. Ele está nas propagandas, nas embalagens de panetone, nos papéis de presente e seus adereços natalinos se espalham por toda parte.

O Papai Noel é o centro das atenções nesta época do ano. Na verdade ele é o tema central do Natal não é? Mas, espere um pouco... Qual é o motivo do Natal mesmo? Será que é a data de aniversário do Papai Noel – o bom velhinho? Talvez alguém ai do outro lado da tela do computador saiba qual é o real motivo do natal e possa responder por mim.

Existe alguém que tem sido esquecido por séculos nesta época do ano. Dizem que ele também nasceu nesta data, mas não há nada que comprove isto. Uma coisa eu sei, para muitos o Papai Noel é mais, muito mais importante que ele. Estou falando daquele bebê que, por não ter um lugar adequado para nascer, veio ao mundo em uma manjedoura, na cidade de Belém, em Judá. Hoje ele continua em manjedouras de presépios, mas apenas em algumas casas. Fica lá no cantinho, ao pé da árvore enquanto o Papai Noel está por todos os lados. Só há um momento em que ele é lembrado nesta festividade. É à meia noite, quando, segundo os contos tradicionais, ele teria nascido. Depois disto, vem as bebidas, os salgadinhos, o peru. O bom velhinho surge com seus presentes e ele, o bebê da manjedoura, mais uma vez é ofuscado pelas tradições humanas.

Viva o natal! Viva o Papai Noel! Esqueçam o Cristo! Esta é a mensagem gritante de nosso mundo moderno e secularizado. Mas esperem até o primeiro tsunami aparecer, ou o próximo avião cair. Ninguém vai perguntar: Onde está Papai Noel, que não protegeu minha filha? Onde estava Papai Noel, que não impediu que isto acontecesse com meu esposo? Onde você estava o ano todo quando os meus sonhos se frustraram e meus castelos desmoronaram diante do males deste século? Por quê Papai Noel, por quê?

É nessas horas que mudamos o protagonista, e então toda a culpa, toda a revolta de desafeto, recaem mais uma vez sobre o Cristo. Isto mesmo, aquele que nos momentos de alegria é esquecido para que o bom velhinho do Natal seja celebrado. É nele que pomos a culpa por todos os nossos problemas quando eles não dão certo, mas os presentes vêm todos em nome do Papai Noel, é ele que traz as alegrias enquanto Jesus é responsabilizado por trazer as desgraças. É assim, não é?

Durante toda a nossa existência, o Filho de Deus tem sido esquecido por aqueles por quem morreu. Jesus, aquela criança da manjedoura, por milênios tem buscado seu coração. Seu intento é dar-lhe todas aquelas coisas que o seu fantasioso “Papai Noel” jamais poderá dar. Cristo nos oferece paz em meio às tempestades, segurança, perdão e esperança de um futuro esplendoroso ao seu lado por toda a eternidade. Faça já sua resolução! Decida crer, escolha acreditar na promessa de Cristo: “Não se turbe o vosso coração, creiam em Deus, creiam também em mim, na casa de meu pai há muitas moradas. Se não fosse assim eu teria dito, pois vou preparar um lugar pra vocês, e quando eu for e preparar este lugar, voltarei e os receberei para mim mesmo para que onde eu estou estejam vocês também.” João 14:01-03. Está é a promessa há muito feita por Cristo a todos quantos crêem em Seu nome.

Jesus prometeu voltar, os sinais de sua vinda estão diante de nossos olhos diariamente nos telejornais e demais meios de comunicação em massa, anunciando sua iminente vinda. Breve virá e não tardará. Mas desta vez não será um indefeso bebê em uma humilde manjedoura, e sim um Rei Soberano em um trono de glória, para retribuir a cada ser humano segundo suas escolhas. Mas lembre-se que todo aquele que nele crê não perecerá, mas terá a vida eterna. E todo o que invocar o nome do Senhor será salvo!

Feliz Natal ao lado daquele que era, que é e sempre será o real motivo de nossas alegrias – Jesus Cristo o nosso Salvador!